image

Fisioterapia

  • image
  • image
  • Fisioterapia Neurológica

    A Fisioterapia Neurofuncional ou Neurológica é a área que atua na prevenção e tratamento das Doenças Neurológicas.

    Após a avaliação, o fisioterapeuta estabelece os objetivos da reabilitação e planeja as melhores condutas a serem realizadas com o paciente, restabelecendo suas funções motoras e buscando o bem-estar físico e emocional. A criança é submetida a reavaliações constantes para que o tratamento seja sempre adequado às necessidades reais.

    O nosso atendimento é individualizado e personalizado, buscando uma maior eficácia do tratamento. São beneficiadas por esse tipo de abordagem crianças com sequelas de lesões neurológicas causadas por alterações pré-natais, peri-natais (durante o parto) e pós-natais.

    A abordagem fisioterapêutica ambulatorial tem como finalidade atuar na facilitação das etapas do desenvolvimento motor normal da criança, adequação de tônus, preparar o paciente para aprender uma função e/ou aprimorar as funções existentes, prevenir encurtamentos e deformidades musculo-esqueléticas, prescrever adaptações e equipamentos necessários.

    A participação da família nos atendimentos, auxilia na realização das atividades e na recuperação da criança com paralisia cerebral.

    Fisioterapia Respiratória

    A fisioterapia respiratória é realizada nos pacientes internados na Unidade Hospitalar, consiste na prevenção do acúmulo e aumento de secreções nas vias aéreas superiores/inferiores e na alteração da relação ventilação/perfusão (V/Q), melhorando a ventilação pulmonar, a desobstrução brônquica e promovendo a qualidade de vida.

    Fisioterapia Aquática (Hidroterapia)

    Fisioterapia aquática é conhecida como exercícios terapêuticos no meio líquido. Realizado em piscina aquecida e coberta, por meio de inúmeras técnicas de reabilitação, como o Watsu, Bad Ragaz, entre outras.

    A Fisioterapia Aquática proporciona à criança um ambiente lúdico e diferenciado, que favorece a realização de diversos manuseios e permite uma abordagem complementar à Fisioterapia em solo.

    As propriedades físicas da água proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos e adequados para cada tipo de acometimento, facilita os alongamentos musculares, a adequação de tônus muscular, o equilíbrio, a propriocepção e a marcha.