image

Livro “Minha Casa Verde”

  • image
  • image
  • Imagine um livro que conte um pouco de sua vida, como você nasceu, suas alegrias e decepções, seus familiares e amigos, descobertas e conquistas.

    Você pode pensar que esta é mais uma biografia qualquer, onde você encontrará em suas páginas as histórias de uma pessoa comum. Bem de certa forma você está certo, este é um livro de uma pessoa comum, que sonha, deseja, ri e tem esperança de um mundo melhor. Esta pessoa se chama Carlos Eduardo dos Anjos Souza.

    Dudu, como prefere ser chamado, tem paralisia cerebral que o torna dependente nas atividades de vida diária. Em seu livro, ele narra os fatos de sua vida desde o seu nascimento até o “atual e feliz presente” na Cruz Verde, entidade filantrópica que presta assistência a pessoas com paralisia cerebral grave. Foi na Cruz Verde, onde Dudu está internado há anos, que ele convidou sua fonoaudióloga, Carla Patrícia Frigério Flório, para participar deste projeto desafiador.

    Considerando as suas limitações, foram necessárias diversas sessões contínuas, num trabalho de alguns anos para concretizar este sonho. A narrativa do autor foi a base do processo. Para a construção do livro, Carla trabalhou aspectos fonoaudiológicos como: respiração, intensidade vocal, memória, noções sequenciais e construção de frases. Cada capítulo registrado foi direcionado e bastante discutido, sempre respeitando e mantendo a simplicidade de seu vocabulário.

    Dotado de um carisma e de uma força de vontade admirável, Dudu valoriza cada situação e atitude relacionada ao próximo, com isto ele conduz a uma reflexão sobre nossos valores e de como enfrentamos as situações cotidianas, é uma história contada de duas formas: de fora e de dentro da instituição; o relacionamento com os familiares, seu caminho até a Cruz Verde, a rotina com seus mais de 200 “irmãos”, as amizades conquistadas e as tristes despedidas. Um resgate surpreendente de lembranças e sentimentos.

    O livro pode ser adquirido na Cruz Verde, ele é gratuito e fica a critério da pessoa fazer uma doação espontânea que é revertida para a impressão de próximas edições e também para manutenção e ampliação dos atendimentos prestados pela Cruz Verde.

    Solicite o seu livro pelo bnanartonis@cruzverde.org.br.